quarta-feira, 20 de outubro de 2010

História da Igreja Matriz

A matriz, antiga capela Nossa Senhora da Boa Família, é visita obrigatória para os turistas, por suas linhas arrojadas em estilo neogótico com grandes e riquíssimos vitrias. A data da construção da primeira capela, tosca de taipá, confunde-se com a fundação do povoado, tendo Nossa Senhora da Boa Família consagrada como padroeira da vila. O dia 16 de julho de 1951 foi o dia em que D. Luiz Scortegagna, 4º bispo do estado do Espírito Santo, lançou a pedra fundamental da matriz. A devoção a Nossa Medianeira de Todas as Graças que começou a empolgar a todos, foi por sugestão de D. Luiz, adotada como orago da freguesia em 1937. No dia 04 de abril de 1948, uma grande multidão recepcionou a a priemira imagem de Nossa Senhora Medianeira.No dia 31 de dezembro de 1955 celebrou-se na passagem do ano a primeira missa dentro do novo santuário. Ainda sem forro, com o chão de terra batida, abrigava pela primeira vez o povo de Itaguaçu.
Em 1959 colocaram-se vitrais, o grande vitral da fachada representa Nossa Senhora Medianeira, São José e o Menino Jesus (Sagrada Família) encimado com a Santíssima Trindade, ladeado por lindos vitrais em forma de cruz com o monograma IHS (monograma para o nome de Jesus), torreões que circundam a igreja e flores-de-lis bem característicos do seu estilo arquitetônico.
Visto externamente, destacam-se duas belíssimas torres de 48 metros de altura. Possui 45 metros de extensão sendo um dos maiores templos sacros do estado, no abside: grande mosaico da padroeira. No fundo em segundo nível, o coro, podendo ver o grande vitral da Sagrada Família, abaixo do coro, à esquerda, acha-se a imagem da primeira padroeira de Itaguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário